Mapas Mentais: simplifique seus estudos para concursos

Você já ouviu falar em mapas mentais?

A cada dia que passa, os mapas mentais estão ganhando mais popularidade, pois são ótimos instrumentos para aprendizagem, auxiliando o estudante na retenção, processamento e manutenção do conteúdo na memória.

Se você tomou a decisão de estudar de forma correta para concursos públicos e deseja utilizar os melhores métodos de estudo, esse artigo é para você e certamente irá te ajudar na sua Jornada da Aprovação.

Então continue lendo, que eu vou te mostrar:

  • O que são e quais as vantagens de adotar o método de estudo por mapas mentais;
  • Como utilizar um mapa mental de forma consciente;
  • Quais são os benefícios dos mapas mentais;
  • Como elaborar um mapa mental.

Antes disso, para aprender o poder dos mapas mentais, receber todas as atualizações do blog e o E-Book GRATUITO 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso PúblicoCLIQUE AQUI e junte-se à vários estudantes inteligentes do Plano de Aprovação.

INTRODUÇÃO AOS MAPAS MENTAIS:

Quem decide prestar concurso público, acaba se comprometendo também com a decisão de estudar quantidades enormes de conteúdos, distribuídos em cada uma das matérias que compõem as provas.

E convenhamos, os editais estão ficando cada vez mais extensos e as matérias estão sendo cobradas de forma mais profunda.

É obvio que é necessário fazer um plano de estudo adequado às suas necessidades e à sua realidade e assim, se organizar para conseguir reter a maior quantidade de informação possível.

Porém existe um sistema que permite deixar tudo “guardado” na sua memória de uma forma simples e bem mais prática do que elaborando páginas e páginas de vastas anotações, que parecem mais uma réplica do material estudado.

Estou falando sobre o Mapa Mental, excelente ferramenta para aquisição de conhecimento e, principalmente, para a manutenção das informações estudadas na memória, eis que se torna um excelente material de revisão, tendo em vista sua objetividade.

É possível fazer a leitura de vários mapas mentais em poucos minutos, revisando conteúdos vastos e complexos.

O QUE SÃO MAPAS MENTAIS?

Mapa mental é um sistema de anotação de conteúdo, criado pelo inglês Tony Buzan, baseado na elaboração de diagramas que trabalham ideias através de um ponto central. A partir dessa ideia, surgem ramos e sub-ramos, mas sempre remetendo à ideia principal.

Os mapas mentais representam a síntese das informações captadas através de leitura, vídeo aulas, aulas presenciais, palestras, áudios, etc, que normalmente estão dispostas de forma fragmentada.

Eles tentam simular a forma como o nosso cérebro funciona. Por isso Tony Buzan os apelidou de ferramentas de brainstorming (tempestade de ideias), pois os mapas tratam as informações de forma mais aleatória e não da maneira linear como estamos acostumados a fazer nas anotações tradicionais.

O mapa mental ilustra as ideias e conceitos estudados, dando-lhes forma e contexto, traçando os relacionamentos de causa, efeito, simetria e/ou similaridade existentes. Dessa forma, ao ver certas palavras-chave ou imagens, você as relaciona ao conteúdo e traz à memória as informações necessárias para relembrar tudo o que foi estudado.

O ideal é você produzir o seu próprio mapa mental pois o processo de elaboração também faz parte do aprendizado. Várias conexões neurais e gatilhos mentais são criados no momento que você raciocina quais seriam as melhores palavras-chaves ou imagens a serem utilizadas. E esses gatilhos serão fundamentais nos momentos de revisão, quando você for analisar os mapas posteriormente.

Está gostando do artigo? Para aprender o poder dos mapas mentais, receber todas as atualizações do blog e o E-Book GRATUITO 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso PúblicoCLIQUE AQUI e junte-se à vários estudantes inteligentes do Plano de Aprovação.

BENEFÍCIOS DOS MAPAS MENTAIS

Como deu para perceber, o Mapa Mental é uma ferramenta na qual você logo associa palavras-chaves e imagens ao conteúdo estudado e, dessa forma, ele apresenta diversos benefícios, entre eles:

É possível fazer conexão entre os assuntos: os diagramas elaborados por você auxiliam no processo de conexão e associações, de forma que as ideias ficam mais bem organizadas. São os ramos e sub-ramos que permitem esse processo de conexão.

Possibilitam a síntese de assuntos: os assuntos que se demonstram muito complexos passam por um processo de simplificação e sintetização através dos mapas mentais, vez que os mesmos preocupam-se apenas com a essência do conteúdo. Tudo aquilo que não é fundamental, deve ser deixado de lado.

Auxiliam as revisões: os mapas mentais permitem as revisões periódicas de forma rápida, pois o material produzido revela-se extremamente sintetizado, conforme dito acima. Assim, é possível revisar mais conteúdo em menos tempo.

Deu para perceber que adotar essa estratégia pode ser a chance que faltava para você conseguir sua vaga no serviço público, afinal fica mais fácil associar e revisar todas as matérias.

Você logo irá perceber os benefícios e os resultados serão bem melhores que os esperados.

COMO ELABORAR UM MAPA MENTAL:

Aconselho você a fazer os mapas com suas próprias mãos. Evite os programas e softwares, principalmente se você for um iniciante.

Segundo os estudiosos da área da educação, o cérebro assimila melhor as informações estudadas quando atuamos da forma mais ativa possível. E não há nada mais ativo do que escrever e desenhar informações com suas próprias mãos enquanto você assimila e processa o material estudado. Por isso eu recomendo a elaboração dos mapas sem a utilização de tecnologia.

Você vai precisar apenas de um papel em branco, canetas coloridas e lápis de cor para anotar as palavras-chaves e reproduzir as imagens que vierem à cabeça.

Use e abuse das cores e das imagens. Quanto mais lúdicas e absurdas, melhor para o processo de memorização. É claro que nem todos os ramos e sub-ramos necessariamente devem conter desenhos, mas na medida do possível, tente ilustrar seus mapas com imagens.

E lembre-se: você não precisa ser um artista; faça os desenhos da forma que der. As imagens não precisam ser bonitas ou feias. Basta que elas façam sentido pra você.

Desta forma, inicie seu mapa mental através de uma ideia principal a qual você vai colocar no centro de uma folha de papel em branco. A partir dessa ideia, você criará vários ramos conectando as ideias secundárias à ideia central. E desses ramos, você pode criar sub-ramos, e assim por diante.

Evite fazer mapas muito extensos. É melhor fazer vários mapas menores do que um mapa com excesso de informações, até porque a ideia é justamente o poder de síntese desse instrumento.

Quanto mais objetivo for o mapa, melhor para o seu aprendizado.

Está gostando do artigo? Para aprender o poder dos mapas mentais, receber todas as atualizações do blog e o E-Book GRATUITO 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso PúblicoCLIQUE AQUI e junte-se à vários estudantes inteligentes do Plano de Aprovação.

CONCLUSÃO

Bom, eu recomento fortemente a utilização de mapas mentais nos seus estudos, principalmente para assuntos específicos de maior complexidade, pois os mapas acabam destrinchando o conteúdo, deixando-o mais claro para quem está estudando.

Analise com calma e veja como esse instrumento pode se adequar à sua realidade.

Várias pessoas já aderiram a esse método e relatam resultados extraordinários. Por isso não perca mais tempo e comece o mais rápido possível.

Você pode levar em conta minhas ponderações, mas não deixe de fazer suas próprias reflexões.

Coloque isso em prática e dê o seu melhor…

E por falar nisso, não deixe de registrar o seu E-mail, e continue contando sempre comigo nesta Jornada da Aprovação. A caminhada é longa, mas os resultados são permanentes.

No link abaixo convido você a conhecer um dos grandes parceiros do Plano de Aprovação.

Para aprender como estudar, ser mais focado, produtivo, elaborar um cronograma de estudos e ser Aprovado no Concurso Público dos seus sonhos, recomento que você ASSISTA A ESTE VÍDEO CLICANDO AQUI.

Espero que tenha gostado…

Deixe seu comentário e suas perguntas ou dúvidas no formulário abaixo. Eu leio e respondo todos.

E se você conhece alguém que está estudando para Concurso Público, e pode se inspirar ou beneficiar com esse conteúdo, não deixe de compartilhar.

Qualquer dúvida, entre em contato no e-mail, thiago@planodeaprovacao.com.br

Um grande abraço e te vejo no time dos Aprovados.

Thiago Pacheco

Posts recentes

sobre-sem-tarja.jpg

THIAGO PACHECO

Professor, coach e fundador do Plano de Aprovação. Desde 2009 atua como delegado de polícia no Estado de Minas Gerais, mas coleciona diversas aprovações em muitos outros concursos. Quer aprender como? Clica no link abaixo.

Plano de Aprovação