CRONOGRAMA DE ESTUDOS: aprenda a montar com 3 simples dicas

Uma das maiores demandas que tenho recebido dos meus alunos é a solicitação de ajuda para montar um cronograma de estudos eficiente.

Considerando a frequência desse pedido, resolvi escrever este artigo. Assim ajudo a todos que têm dúvida nesse ponto.

Você também provavelmente já se fez essa pergunta: “como desenvolver um cronograma de estudos?”.

E nós já sabemos, não basta estudar, é preciso estudar com eficiência. E a maior dificuldade encontrada pelos concurseiros, antes mesmo de iniciar o estudo das matérias propriamente ditas, é justamente elaborar um cronograma de estudos realista.

Diante disso, destrincharemos aqui como deve ser feito o seu cronograma de estudos.

Você sabe como montar um cronograma de estudos eficiente? Já teve a sensação de impotência, falta de estímulo, de que não está evoluindo ou não está aprendendo nada? Já foi reprovado em concurso público alguma vez? Já pensou em desistir?

Bom, eu já passei por isso várias vezes, e sei exatamente o que você está sentido.

A notícia boa é que existe solução para esse problema. Qualquer pessoa é capaz de elaborar um excelente cronograma de estudos, estudar com alta performance e ser aprovada no concurso que quiser.

Então continue lendo, que eu vou mostrar à você:

  • Como montar um cronograma de estudos para concurso público;
  • O que você deve fazer para elaborar o seu próprio e personalizado cronograma de estudos;
  • A importância do PLANEJAMENTO para seus estudos;
  • O que, quando, quanto e como estudar, utilizando o seu cronograma de estudos como referência.

E no final do artigo, eu vou fazer um CONVITE para você.

Antes disso, para aprender a montar um cronograma de estudos, receber todas as atualizações do blog e o E-Book GRATUITO 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso PúblicoCLIQUE AQUI e junte-se à vários estudantes inteligentes do Plano de Aprovação.

IMPORTÂNCIA DO CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Estudar para concurso público de fato não é uma tarefa simples, mas por outro lado, também não é uma das mais complexas.

O primeiro passo necessário para quem almeja Aprovação em um Concurso Público é focar no objetivo determinado, ou seja, no cargo público que você deseja ou, pelo menos, em uma área específica, como foi discutido no artigo COMO ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO: saiba como iniciar seus estudos com foco e eficiência, que você pode ler na íntegra CLICANDO AQUI.

O segundo passo para quem realmente deseja ser aprovado é a elaboração de um cronograma de estudos.

Mas há um detalhe importantíssimo: é necessário que esse cronograma de estudos seja feito por você mesmo.

É completamente inviável terceirizar essa fase dos seus estudos por um motivo muito simples: a pessoa que mais te conhece, é você mesmo.

E o cronograma de estudos tem que ser o mais realista possível. Não adianta planejar aquilo que não pode ser executado com excelência.

Então tire da cabeça a ideia de comprar um cronograma de estudos pronto e adaptá-lo para você. Faça diferente, elabore com suas próprias mãos o melhor cronograma de estudos possível.

MONTANDO UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS PASSO A PASSO

O primeiro passo para um cronograma de estudos, que formará o seu Plano de Aprovação, é a seleção dos materiais que serão utilizados na sua rotina diária.

Necessário se faz uma pré-seleção e escolha dos tipos de materiais mais adequados. Para tanto, importante também um juízo de valor em relação à sua situação e seu nível de qualificação para o concurso pretendido.

  1. Iniciante: você está começando a estudar para concursos.
  2. Intermediário: você estuda há algum tempo, talvez alguns meses ou até mais de um ano.
  3. Avançado: você já estuda há mais de um ano, ou até vários anos.

Feito isso, vou listar os principais materiais que podem ser utilizados nos estudos para concurso público, e quais são as melhores opções para cada tipo de estudante.

  • Vídeo-aula;
  • Curso presencial;
  • Livros;
  • Apostilas;
  • Sinopses;
  • Resolução de Questões;
  • Mapa Mental;
  • Esquemas com Palavras Chave, Resumos e Quadros Comparativos;
  • Áudio: Para quem tiver interesse nessa metodologia, recomendamos o seguinte material que você pode assistir o VÍDEO clicando neste link.

No E-Book 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso Público, que você pode baixar NESSE LINK, analisamos com mais profundidade essas metodologias e como elas podem ser melhor exploradas por cada um dos três tipos de estudantes (iniciante, intermediário ou avançado).

Alguns materiais são mais recomendados para iniciantes, como por exemplo, as vídeo aulas ou o curso presencial.

Outros materiais são mais bem aproveitados por quem tem mais bagagem nos estudos (avançados), como os mapas mentais, por exemplos.

Já as sinopses, por exemplo, são excelentes opões para estudantes de quaisquer dos níveis (iniciantes, intermediários ou avançados). Porém, cada um dos estudantes irão utilizá-las para uma finalidade específica.

Mas assim como falado, o E-Book 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso Público, que você pode baixar NESSE LINK, aborda esse assunto com mais tranquilidade.

CONTEÚDO A SER ESTUDADO NO SEU CRONOGRAMA DE ESTUDOS:

– Doutrina: importantíssimo o estudo da doutrina, principalmente para os concursos públicos que exigem nível superior ou para os cargos de nível médio de maior complexidade. É a doutrina que trás o suporte teórico do conteúdo a ser estudado. Deve ser utilizada como base de estudo, principalmente para os estudantes que estão em um nível inicial de estudos.

– Legislação: importantíssimo o estudo da legislação seja ela seca ou em códigos e livros comentados. Deve ser utilizada como base de estudo para estudantes de qualquer dos níveis (inicial, intermediário ou avançado). Isso vale para os cargos de nível superior ou nível médio a para todas as Áreas de atuação (jurídica, administrativa, fiscal, policial, legislativa, bancária, etc). A legislação seca pode ser obtida gratuitamente no site do Planalto.

– Jurisprudência: importantíssimo o estudo da jurisprudência e deve ser utilizada como base de estudo para estudantes de qualquer dos níveis, desde que estejam pleiteando cargos da Área Jurídica, ou seja, os cargos que exigem formação em Direito ou os cargos das outras áreas, mas que abordam o Direito de forma mais profunda, como os concursos da área fiscal, por exemplo. Para o estudo da jurisprudência, nós recomendamos fortemente o Portal do Dizer o Direito, que disponibiliza, gratuitamente, o resumo da jurisprudência semanal.

– Exercícios: já mencionado no tópico anterior (Resolução de Questões) como material de estudo, mas também pode ser interpretado como conteúdo. Deve ser utilizado como base de estudo para estudantes de qualquer nível, mas surte mais resultado para aqueles que estão mais avançados nos estudos. Para resolução de questões, nós recomendamos o portal QConcursos, que disponibiliza milhares de provas e simulados gratuitamente.

Está gostando do artigo? Para aprender a montar um cronograma de estudos, receber todas as atualizações do blog e o E-Book GRATUITO 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso PúblicoCLIQUE AQUI e junte-se à vários estudantes inteligentes do Plano de Aprovação.

DISTRIBUIÇÃO DO CONTEÚDO NO SEU CRONOGRAMA DE ESTUDOS:

Aqui estão as 3 dicas matadoras para elaborar um Cronograma de Estudos invencível, que será a base do seu Plano de Aprovação.

O cronograma feito com excelência deve abordar um conjunto de métodos e medidas que definem:

  1. O que estudar;
  2. Quando e quanto estudar; e
  3. Como estudar.
  • O QUE ESTUDAR?

Concentre apenas nas matérias do edital do concurso almejado. Lembrando que você já deve ter um cargo ou pelo menos uma área específica em mente. Se ainda não escolheu um cargo ou área, ou tem alguma dúvida em relação a isso, leia atentamente o artigo: COMO ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO: saiba como iniciar seus estudos com foco e eficiência.

Além disso, você deve dar ênfase às matérias que foram mais recorrentes nos últimos cinco concursos. Utilizaremos aqui o Princípio de Pareto (80/20), o qual defende que 80% dos resultados são frutos de apenas 20% de esforços. Concentre suas forças naquilo que, de fato, trará resultados satisfatórios.

Para isso, utilize a técnica da REDUÇÃO DE CONTEÚDO DO EDITAL, explicada no E-Book 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso Público.

  • QUANDO E QUANTO ESTUDAR?

O professor William Douglas ensina que devemos ter em mente que o ideal é estudar o máximo possível, porém enquanto houver produtividade.

Por outro lado, existem algumas regras que, na maioria dos casos, trazem mais produtividade e eficiência.

Primeiramente, para montar um cronograma de estudos, necessário se faz a elaboração de um QUADRO DE HORÁRIO. Esse quadro pode envolver seis dias da semana, como por exemplo, de segunda à sábado.

Importante guardarmos um dia da semana (normalmente o domingo) para lazer e descanso. Esse é o dia que o cérebro recarrega as suas energias para suportar mais seis dias de estudo.

O descanso semanal é imprescindível para os estudos, principalmente quando planejamos à longo prazo. Normalmente, o nosso cronograma de estudos vai ter pelo menos seis meses de duração.

Algumas pessoas até conseguem atingir resultados expressivos antes disso, mas essa não é a regra geral.

Voltando ao Quadro de Horários, importante observar a quantidade de matérias que estão no edital do concurso. Feito isto, você irá se organizar de acordo com a quantidade de blocos livre que você terá durante os seis dias de estudo.

Dentro do E-Book 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso Público, há um capítulo que expõe de forma sucinta o passo a passo para elaboração de um Quadro de Horários dentro do seu cronograma de estudos.

ATENÇÃO: monte um Quadro de Horários realista, e que pode ser cumprido por você.

Não há nada de errado em estudar apenas uma ou duas horas por dia. Você deve respeitar suas limitações e a sua realidade.

  • COMO ESTUDAR?

Estudar por longas horas de forma ininterrupta, definitivamente não é a melhor e mais eficaz opção para quem está estudando para concurso público.

O ideal é dividir o conteúdo a ser estudado em pequenos blocos ao longo do dia. A TÉCNICA POMODORO, explicada no E-book 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso Público, será uma ferramenta importantíssima para isso.

Mas já adiantando, o ideal são vários blocos de trinta a cinquenta minutos de estudo, intercalados com dez a quinze minutos de intervalo para descanso.

Os intervalos de descanso são importantíssimos para que o cérebro possa fazer o processamento do que foi estudado, além de, literalmente, recarregar a bateria para o próximo bloco.

Não tente esgotar o edital por completo, pois isso é praticamente impossível e traz um sentimento de angústia e ansiedade.

Utilize a Técnica da REDUÇÃO DE CONTEÚDO DO EDITAL.

Estude as matérias de forma escalonada e paralela, utilizando um Quadro de Horários dentro do seu cronograma de estudos, que defina toda a sua semana. Assim, todas as disciplinas serão estudadas de forma simultânea e nenhuma delas cairá no esquecimento.

Enfim, quem estuda com FOCO maximiza as possibilidades reais de Aprovação.

CONCLUSÃO

Bom, acho que esse artigo já está muito longo, mas essa foi apenas uma exposição bem simples para você saber como montar o seu Cronograma de Estudos.

Você não precisa passar por todos os erros que eu e várias outras pessoas já cometeram na Jornada da Aprovação.

Não vale a pena iniciar ou continuar sua jornada sem um cronograma de estudos muito bem definido.

Creio que essas dicas ajudam você a montar um Cronograma de Estudos, com base nas melhores escolhas de materiais e conteúdos a serem estudados e um Quadro de Horários realista.

E caso você esteja estudando de forma desorganizada, sem FOCO, faça uma reflexão e direcione suas atitudes IMEDIATAMENTE, elaborando um cronograma de estudos.

Está gostando do artigo? Para aprender a montar um cronograma de estudos, receber todas as atualizações do blog e o E-Book GRATUITO 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso PúblicoCLIQUE AQUI e junte-se à vários estudantes inteligentes do Plano de Aprovação.

Se você quiser saber o que fiz para ser aprovado, eu conto minha história com mais detalhes no artigo COMO ALCANÇAR A APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO – HISTÓRIA DE FOCO E DETERMINAÇÃO – o que fiz de certo e errado. Neste artigo eu relatei o que fiz para aprender “como estudar”. Você pode ler esse conteúdo CLICANDO AQUI.

Assim, peço autorização para ser o seu Coach, seu mentor, seu professor, seu treinador.

E para isso, basta deixar seu e-mail em um dos formulários indicados no blog que você receberá EM PRIMEIRA MÃO todas as atualizações do Plano de Aprovação e vai ser contemplado com uma série de dicas, orientações e materiais GRATUITOS que farão você alavancar nos seus estudos e se aproximar cada vez mais da Aprovação no Concurso dos seus sonhos ou na prova da OAB.

Em outras oportunidades eu continuo a passar outras dicas matadoras, e não se esqueça que sempre estarei à sua disposição.

Então, não deixe de registrar o seu E-mail, e continue contando sempre comigo nesta Jornada da Aprovação. A caminhada é longa, mas os resultados são permanentes.

E com relação ao CONVITE que havia falado no início do artigo…

No link abaixo convido você à conhecer um dos grandes parceiros do Plano de Aprovação.

Para aprender como estudar, ser mais focado, produtivo, elaborar um cronograma de estudos e ser Aprovado no Concurso Público dos seus sonhos, recomento que você ASSISTA A ESTE VÍDEO CLICANDO AQUI.

Aprender com quem já alcançou resultados te aproxima da Aprovação.

Espero que tenha gostado…

Deixe seu comentário e suas perguntas ou dúvidas no formulário abaixo.

E se você conhece alguém que está estudando para Concurso Público, e pode se inspirar ou beneficiar com esse conteúdo, não deixe de compartilhar. O meu objetivo é ajudar a maior quantidade de pessoas a alçarem o sonho da Aprovação. E é compartilhando conhecimento que construímos um Brasil melhor.

Qualquer dúvida, entre em contato no e-mail, thiago@planodeaprovacao.com.br

Estou à sua disposição e conte comigo para o que precisar na sua Jornada da Aprovação.

Um grande abraço e te vejo no time dos Aprovados.

Thiago Pacheco

Posts recentes

sobre-sem-tarja.jpg

THIAGO PACHECO

Professor, coach e fundador do Plano de Aprovação. Desde 2009 atua como delegado de polícia no Estado de Minas Gerais, mas coleciona diversas aprovações em muitos outros concursos. Quer aprender como? Clica no link abaixo.

Plano de Aprovação