Meus alunos sempre me perguntavam como estudar para concurso público. E foi justamente dessa pergunta, que era muito frequente, que eu tive ideia de criar o blog Plano de Aprovação.
Você também provavelmente já se fez essa perguntinha: “como estudar?”. Como nós sabemos, não basta estudar, é preciso estudar com eficiência. E a maior dificuldade que encontramos é justamente no momento em que vamos iniciar a nossa Jornada da Aprovação.
Esse vai ser o tema deste artigo.
Você é veterano na vida dos Concursos ou está iniciando seus estudos agora? Você sabe como estudar? Já teve a sensação de impotência, falta de estímulo, de que não está evoluindo ou não está aprendendo nada? Já foi reprovado em concurso público alguma ou até inúmeras vezes e já pensou em desistir? Acha que o Concurso é só para quem tem a inteligência acima da média?
Calma, eu sei exatamente o que você está sentindo, até porque eu já passei por tudo isso várias vezes.
Mas te garanto que há fórmulas capazes de evitar esse estresse.
Então continue lendo, que eu vou mostrar a você:
– Como estudar para concurso público;
– O que você deve fazer para iniciar os seus estudos;
– A importância do FOCO para seus estudos;
– Como escolher um cargo público e FOCAR seus estudos.
– Como estudar focando na Banca;
E no final do artigo, eu tenho uma SUPER DICA para você.
Estudar para concurso público de fato não é uma tarefa simples, mas por outro lado, também não é uma das mais complexas.
O primeiro passo necessário para quem almeja Aprovação em um Concurso Público é focar no objetivo determinado, ou seja, no cargo público que você deseja ou, pelo menos, em uma área específica.
Para tanto, são necessários alguns passos, os quais iremos discutir com detalhes a partir de agora.
Para alcançar a Aprovação em concurso público não basta estudar, é necessário estudar de forma correta e com muito FOCO.
Evite se tornar um atirador desgovernado, que aponta seu arsenal para todos os lados, mas não acerta nada. Seja um atirador de elite, que busca acertar sempre o alvo.
Escolha um cargo público e mire nele, ou pelo menos em uma área específica. Mire também a banca que elabora os concursos para o cargo que você almeja.
Explicaremos esses tópicos passo a passo abaixo.
DIVISÃO POR ÁREAS E CARGOS:
Os cargos públicos são divididos em várias áreas específicas. De forma exemplificativa, podemos citar:
– Área jurídica;
– Área administrativa;
– Área fiscal;
– Área policial;
– Área de Tribunais;
– Área legislativa;
– Área bancária;
– Área da educação;
– Área da saúde.
Esses são apenas alguns exemplos de grandes áreas, as quais são distribuídas por uma série de cargos. Se você usar sua imaginação, vai perceber que o repertório de áreas é quase infinito.
Obviamente, estas áreas podem se sobrepor em determinadas situações. Por exemplo, os cargos de Analista Judiciário oriundos da Área de Tribunais fazem parte também da Área Jurídica, assim como também ocorre com o cargo de Analista Administrativo de Tribunais os quais pertencem à Área Administrativa.
No mesmo passo, o cargo de Delegado de Polícia, que é da Área Policial também compõe a Área Jurídica, simultaneamente.
O ideal é que você saiba qual é o cargo que realmente é o seu sonho, seu objetivo, seu FOCO.
Mas se você não souber inicialmente qual cargo pleiteará, não tem problema: dirija-se pelo menos a uma Área Específica que isso vai direcionar o seu FOCO e os seus estudos. Exemplo: vou estudar para a Área Policial, ou a Área Fiscal, etc.
ESCOLHENDO O NÍVEL DO CARGO PÚBLICO
Nós podemos facilitar mais ainda o processo de escolha e FOCO quando dividimos as Áreas Específicas em cargos de nível médio ou nível superior.
Há uma diferença enorme na abordagem e no estilo de cobrança nas provas que exigem nível médio para aquelas dirigidas aos cargos de nível superior.
Neste segundo caso, a quantidade de matéria a ser estudada é muito maior e a forma de abordagem do conteúdo é mais profunda.
Lembrando que existem cargos de nível superior que exigem formação específica em determinada área, assim como, por exemplo, os cargos da Área Jurídica que exigem o título de bacharel em Direito e, às vezes, até a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.
Outro exemplo são os cargos de perito da Polícia Federal, que exigem formações específicas como: engenharia civil, ciência da computação, contabilidade, dentre outros.
Vários cargos da Área de Saúde exigem formação em medicina, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, farmácia, etc.
A Área da Educação, por vezes, exige graduação em pedagogia ou licenciatura em determinados cursos como: letras, matemática, história, geografia, educação física, etc.
Por outro lado, há uma série de cargos que exigem qualquer formação superior, como por exemplo, Auditor Fiscal das Receitas: Federal, Estaduais ou Municipais, ou cargos da Área Administrativa de Tribunais ou Agências Reguladoras.
Verifique sua aptidão e vocação com as funções exercidas pelo cargo público e faça sua escolha.
COMO ESTUDAR: FOCO NA BANCA DO CONCURSO
Para fazer uma segmentação mais restrita ainda, você deve focar na banca específica para aquele cargo ou área escolhida.
Destaque-se que, normalmente, os concursos públicos são realizados de forma regular, com uma sazonalidade específica para cada cargo e com repetições contínuas da banca organizadora.
As principais bancas organizadoras são: CESPE, ESAF, FCC, FGV, CESGRANRIO, VUNESP, CONSULPLAN, FUNDEP, FUMARC.
Lembrando que algumas carreiras contratam a banca organizadora apenas para realizar a logística do certame. A elaboração da prova fica a cargo da banca montada dentro do próprio Órgão demandante. Isso acontece muito em provas da Magistratura, Ministério Público e Defensorias Públicas.
O concurso de Delegado de Polícia realizado em 2008/2009, o qual tive a alegria de ser aprovado, contou com uma banca montada dentro da própria Polícia Civil de Minas Gerais, a qual foi integrada por membros da carreira da PCMG e membros convidados, como por exemplo um representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MG. O concurso foi elaborado e realizado pela Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais – ACADEPOL, mas contou com a logística da banca FUNDEP.
Mas ATENÇÃO: normalmente isso ocorre para os concursos públicos que visam o ingresso de membros da carreira e não os servidores em sentido lato sensu. São as carreiras dos membros que compõe os Órgãos. No nosso exemplo, seriam os juízes, promotores, defensores públicos e delegados.
De toda forma, essa não é a regra, mas sim a exceção. Normalmente, os concursos são elaborados 100% pela banca organizadora.
Assim, é importante você dirigir seus estudos não somente para um cargo ou para uma área de atuação específica. É importante também, direcionar os estudos para o formato de cobrança daquela banca que, normalmente realiza os concursos daquele nicho específico.
No caso dos concursos que utilizam bancas montadas internamente, você deve ter uma atenção especial com as provas anteriores do certame em pauta.
RESUMINDO: COMO ESTUDAR?
Assim, devemos focar:
- no cargo ou pelo menos em uma área específica;
- na exigência escolar do cargo (nível médio ou nível superior);
- na banca que normalmente realiza esse certame.
COMO ESCOLHER UM CARGO OU CONCURSO PARA FOCAR?
É de suma importância que o candidato observe as atribuições do cargo, verificando se as funções exercidas atendem suas expectativas.
Muitas pessoas já se frustraram no momento pós-aprovação, justamente porque não deram importância a esse quesito, olhando apenas para a remuneração.
Esse é um grande erro praticado por vários concurseiros e que, normalmente, é a maior causa de exonerações no serviço público.
É importante sim que a remuneração atenda suas expectativas, mas é muito importante também que as funções exercidas através do cargo estejam alinhadas com o seu propósito de vida e com suas convicções pessoais.
Imagine alguém que não tem aptidão para a Área Policial ingressar na Polícia Civil no cargo de Agente ou Investigador? Se ele o fez apenas pela remuneração, certamente estará fadado à infelicidade e poderá até exonerar-se do cargo futuramente.
A Área Policial é uma das mais vocacionadas e exige dos candidatos algo além do desejo da remuneração.
Eu sou prova viva disso: já vi vários colegas Delegados de Polícia exonerarem do serviço público simplesmente por não terem vocação para o cargo.
Convenhamos: pedir pra sair, depois de fazer um concurso com nove fazes, que normalmente tem a duração de um ano ou mais e ainda com excelente remuneração!
É muito frustrante, não é?
Por isso, não se guie apenas pelo dinheiro. Considere outros fatores como: afinidade com a função, satisfação pessoal, possibilidade de viver longe da família com mudança de cidade ou até de Estado, a carga horária (lembrando que alguns cargos exigem 40 horas semanais, outras 30 horas semanais e outros possuem até horário flexível, como no caso de Auditor Fiscal da Receita Federal ou Oficial de Justiça, por exemplo), etc.
Uma forma excelente de pesquisar sobre o cargo é ler atentamente sobre suas atribuições no edital do concurso.
Outra alternativa (e é essa que eu recomendo) é comparecer no órgão e entrar em contato com os próprios servidores. Nada melhor do que a opinião de quem labora e exerce as atribuições do cargo.
Enfim, quem estuda com FOCO maximiza as possibilidades reais de Aprovação.
E se você ainda não escolheu um cargo ou área, cuidado para não ser atraído pelos motivos errados, tais como: remuneração ou mesmo a baixa concorrência (se é que isso existe ainda). Faça sua escolha de forma ponderada, levando todas as variantes em consideração e não somente essas duas.
Tenha consciência que você poderá ficar neste cargo até o resto de sua vida. Então evite estudar para o concurso errado e forçar uma exoneração indesejada e precoce.
Creio que essas dicas ajudam a você pensar como estudar ou, pelo menos, como iniciar os seus estudos.
E caso você esteja estudando de forma desorganizada, sem FOCO, faça uma reflexão e direcione suas atitudes IMEDIATAMENTE.
Bom, acho que esse artigo já está muito longo, mas essa foi apenas uma exposição bem simples para você saber como estudar para concursos públicos através de um direcionamento e FOCO para um cargo ou área específica.
Quando consideramos a vasta concorrência e o exagerado grau de preparação por parte de vários concurseiros, uma saída brilhante para os estudos é ter FOCO e dedicação.
O fato é que você não precisa passar por todos os erros que eu e várias outras pessoas já cometeram na Jornada da Aprovação.
Não vale a pena atirar para todos os lados sem mirar nada. Coloque FOCO e saiba como estudar de forma eficaz.
Eu conto a minha história com mais detalhes no artigo COMO ALCANÇAR A APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO – HISTÓRIA DE FOCO E DETERMINAÇÃO – o que fiz de certo e errado. Neste artigo eu relatei o que fiz para aprender “como estudar”. Você pode ler esse conteúdo CLICANDO AQUI.
Assim, peço autorização para ser o seu Coach, seu mentor, seu professor, seu treinador.
E para isso, basta deixar seu e-mail em um dos formulários indicados no blog que você receberá EM PRIMEIRA MÃO todas as atualizações do Plano de Aprovação e vai ser contemplado com uma série de dicas, orientações e materiais gratuitos que farão você alavancar nos seus estudos e se aproximar cada vez mais da Aprovação no Concurso dos seus sonhos ou na prova da OAB.
Em outras oportunidades eu continuo a passar outras dicas matadoras de COMO ESTUDAR, e não se esqueça que sempre estarei à sua disposição.
Então, não deixe de registrar o seu E-mail, e continue contando sempre comigo nesta Jornada da Aprovação. A caminhada é longa, mas os resultados são para sempre.
Há, com relação à SUPER DICA que havia prometido no início do artigo… No link abaixo um dos grandes parceiros do Plano de Aprovação, expõe de forma detalhada o que é preciso fazer para ser Aprovado no Concurso Público que você quiser.
Para aprender como estudar, ser mais focado, produtivo e ser Aprovado no Concurso Público dos seus sonhos, recomento que você ASSISTA A ESTE VÍDEO CLICANDO AQUI.
Aprender com quem já alcançou resultados te aproxima da Aprovação.
Espero que tenha gostado…
Deixe seu comentário e suas perguntas ou dúvidas no formulário abaixo.
E se você conhece alguém que está estudando para Concurso Público, e pode se inspirar ou beneficiar com esse conteúdo, não deixe de compartilhar. O meu objetivo é ajudar a maior quantidade de pessoas a alçarem o sonho da Aprovação. E é compartilhando conhecimento que construímos um Brasil melhor.
Qualquer dúvida, entre em contato no E-mail, thiago@planodeaprovacao.com.br
Estou à sua disposição e conte comigo para o que precisar na sua Jornada da Aprovação.
Um grande abraço e te vejo no time dos Aprovados.
Thiago Pacheco