Como Estudar Com Estratégia e Organização: 6 Dicas Matadoras

Você já se fez a seguinte indagação: como estudar melhor? O objetivo desse artigo é responder essa pergunta.

Não basta montar um Plano de Aprovação. Ele deve ser estruturado de forma organizada e estratégica.

Primeiramente, importante saber aonde você quer chegar.

É o concurso dos seus sonhos ou você pretende passar em um concurso mais “fácil” que te dê estabilidade e condições financeiras para atingir posteriormente o seu real objetivo?

Tenha claramente na sua mente qual é sua pretensão, o que você pretende alcançar.

Enfim, o conjunto de ações conscientes dirigidas para o seu fim, que é a Aprovação no concurso, formará a sua estratégia.

Então continue lendo, que eu vou mostrar à você:

  • Como estudar em um ambiente de estudos criado por você mesmo;
  • Como estudar criando metas realistas;
  • A importância da criação de hábitos de estudo;
  • Como determinar prioridades no seu Quadro de Estudos;
  • Porque e como você deve dividir o seu dia de estudo;
  • Saiba como conduzir a sua vida pessoal (lazer, atividades físicas, alimentação, sono e descanso).

Antes disso, para aprender como estudar de forma organizada e estratégica, receber todas as atualizações do blog e o E-Book GRATUITO 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso PúblicoCLIQUE AQUI e junte-se à vários estudantes inteligentes do Plano de Aprovação.

1- CRIANDO UM AMBIENTE DE ESTUDOS

Qual local você escolheu para ser o seu cantinho de estudos? Seu quarto, a sala de sua casa, uma biblioteca, o cursinho preparatório, seu local de trabalho?

Tenha isso em mente, a partir de agora você terá uma referencia de local de estudo.

Para estudar com eficiência, necessário se faz um ambiente favorável para tal.

O seu ambiente de estudo é adequado?

Se não for, como você pode deixá-lo mais adaptado? No fundo, não importa o local, desde que ele seja tranquilo, silencioso, bem iluminado e livre de distrações.

Você vai precisar de uma mesa suficiente para todos os materiais e recursos que serão utilizados, bem como uma cadeira confortável e ergonômica. Uma boa postura é fundamental para quem deseja estudar por longas horas (fazendo pausas e utilizando a técnica pomodoro explicada neste artigo, é claro).

E nada de estudar deitado, pois o sono é quase sempre inevitável.

Com relação à iluminação, dê preferência sempre à luz ambiente. Mas nos casos em que não seja possível ou quando estiver estudando no período noturno, a luz branca (fluorescente) ou de led são as melhores opções.

Evite apenas a luz amarela (aquela lâmpada mais comum), pois ela gera mais cansaço visual.

Outro fator importante é o silêncio. Mas como sabemos, nem todas as pessoas conseguem ficar totalmente inertes em um ambiente livre de qualquer tipo de barulho ou ruído.

Nesses casos, adquira um tampão de ouvido que pode ser facilmente adquirido em lojas de construção civil. Eles são baratinhos, custam no máximo uns R$ 15,00 (quinze reais) e podem modelar um ambiente perfeito de estudos.

Mas atenção: não compre um tampão de natação, adquiridos em lojas de materiais esportivos. Esse tampão é excelente para impedir a entrada de água no ouvido, mas não é tão eficiente para vedar os ruídos indesejados.

Tudo bem que você pode sentir um leve desconforto quando usar pela primeira vez, mas quando se acostumar, criará um ambiente silencioso, mesmo que o mundo esteja acabando na sua frente, rsrs.

Importante também que o ambiente esteja limpo de outras distrações que possam atrapalhar a concentração nos estudos, tais como excesso de canetas, réguas, materiais desnecessários sobre a mesa, dentre outros.

O ideal é que a mesa fique apenas com os materiais que serão utilizados na sessão de estudo daquele dia.

Cuidado com o excesso de livros, apostilas, sinopses, vade mecum, etc. Temos que nos preocupar com o dia de estudo e não com a jornada inteira.

O excesso de materiais na sua mesa pode causar uma ansiedade desnecessária.

E não custa lembrar que a televisão, telefone celular e as redes sociais devem estar sempre desligados ou desabilitados.

O ambiente de estudo deve ser direcionado apenas aos estudos.

Só essas dicas iniciais sobre seu ambiente de estudo já ajudam a entender como estudar.

Mas continue lendo, que você vai se surpreender com as outras dicas.

2- COMO ESTUDAR ESTABELECENDO METAS

Para quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve. Por outro lado, ninguém chega a lugar algum se não saber para onde tem que ir.

Por isso é necessário o estabelecimento de metas, precisas, tangíveis e mensuráveis.

Você deve contabilizar seus resultados e sua evolução e ter certeza que estes resultados podem ser alcançados no plano real.

As metas podem ser escalonadas em vários pequenos objetivos.

Exemplo: se o candidato está acertando 40% do simulado, ele impõe uma meta mensurável (50%, por exemplo) e realista, como por exemplo pular de 50% para 60%. Isso não é um absurdo tal como pular de 30% para 90%.

E quando chegar nos 60%, o candidato pode estabelecer uma nova meta, como por exemplo 65% ou 70%.

Claro que isso varia de candidato para candidato. Os níveis cognitivos variam entre os indivíduos. Por isso a regra é: faça apenas aquilo que está ao seu alcance.

Mas não fique apenas com as metas, vá além. Faça um planejamento e mensure quando você irá subir de nível.

Isso mesmo, estipule prazos fixos com datas para que suas metas sejam alcançadas. Por exemplo, eu tenho 40 dias para subir de 50% para 60%.

O fator temporal também é de suma importância.

Está gostando do artigo? Para aprender como estudar de forma organizada e estratégica, receber todas as atualizações do blog e o E-Book GRATUITO 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso PúblicoCLIQUE AQUI e junte-se à vários estudantes inteligentes do Plano de Aprovação.

3- TENHA HÁBITO DE ESTUDO

Como estudar com hábito?

Pergunta interessante, não?

Estamos falando aqui de Consistência: ter continuidade, não desistir, superar as dificuldades.

Verifique em qual nível você se encontra nos seus estudos: iniciante, intermediário ou avançado.

Essa verificação permite você se adequar aos melhores materiais de estudo para o seu perfil de estudante, como visto neste artigo aqui.

Feito isso, adquira o hábito de estudar. Faça-o com foco e disciplina, de forma constante.

Aliás, uma leitura fundamental para quem está estudando para concursos públicos é o livro O Poder do Hábito, que recomendo fortemente.

Os hábitos são implementados após o período de trinta dias. Antes desse período, nosso corpo precisa da energia vinda da força de vontade.

Depois do trigésimo dia, já passamos para a fase do hábito, ou seja, tomar atitudes de forma automática, através do hábito instalado por nós mesmos de forma consciente.

Por isso as pessoas falam que é necessária muita força de vontade para atingir a Aprovação em um concurso público. Todavia, essa força de vontade precisa ser exercida apenas por trinta dias, até que a rotina passa a se tornar um novo hábito.

E convenhamos, desenvolver uma atividade no piloto automático é muito mais fácil do que depender exclusivamente da força de vontade.

Está gostando do artigo? Para aprender como estudar de forma organizada e estratégica, receber todas as atualizações do blog e o E-Book GRATUITO 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso PúblicoCLIQUE AQUI e junte-se à vários estudantes inteligentes do Plano de Aprovação.

4- DETERMINE PRIORIDADES NOS SEUS ESTUDOS

Não adianta ficarmos falando “como estudar” se não abordados o tema das prioridades nos seus estudos.

Antes de tudo, você deve saber qual é o cargo ou pelo menos a área que você persegue. Se ainda não escolheu ou tem dúvidas neste assunto, leia este artigo, que eu vou te orientar neste sentido.

Posteriormente, monte o seu Cronograma de Estudos e um Quadro de Horários como expliquei no E-Book 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso Público. Baixe o material gratuitamente AQUI.

Feito isso, execute uma distribuição das horas de estudo de forma ponderável, levando em conta os seguintes critérios:

  1. peso da matéria;
  2. grau de dificuldade do conteúdo;
  3. grau de exigência da banca;
  4. número de questões a serem cobradas na prova;
  5. outros critérios que você achar relevantes.

Se você não entendeu como montar o Quadro de Horários, recorra ao E-Book, pois lá eu demonstro um passo a passo de como criá-lo.

5- FAÇA UMA DIVISÃO NO SEU DIA DE ESTUDO

Durante a sessão de estudo, não estabeleça apenas um tipo de atividade a ser cumprida.

O ideal é mesclar as várias formas de absorção de conhecimento. Divida seu tempo entre leitura, exercícios e revisões.

Cada um dos formatos agregará algo ao outro. Não adianta ler a matéria de forma incessante se você não coloca o conhecimento em prática através de exercícios e simulados e não faz uma revisão desses textos densos.

Da mesma forma, fazer exercícios sobre aquilo que você ainda não leu e não pretenderia revisar não vai resolver muita coisa.

Por fim, as revisões casam muito bem com os exercícios. Aliás, fazer exercícios não deixa de ser um eficiente método de revisão.

Agora você já sabe como estudar mesclando as principais atividades na sua rotina de estudos.

Está gostando do artigo? Para aprender como estudar de forma organizada e estratégica, receber todas as atualizações do blog e o E-Book GRATUITO 5 Fundamentos Para Ser Aprovado Em Qualquer Concurso PúblicoCLIQUE AQUI e junte-se à vários estudantes inteligentes do Plano de Aprovação.

6- CUIDE DA SUA VIDA PESSOAL

É muito comum vermos concurseiros desesperados por aí, estudando como loucos e deixando suas vidas pessoais de lado.

Por favor, não faça isso. Assim como absolutamente tudo na vida, para alcançar o sucesso é necessário equilíbrio.

E sua vida deve ser equilibrada como um todo e não apenas nos estudos. Não adianta saber como estudar se você não colocar em prática suas estratégias e organizações nas demais atividades do seu dia a dia.

Se você ficar bitolado, esquecer da sua família e seus amigos, parar de se divertir, dormir mal, não cuidar da sua saúde, a única coisa que fará é fugir da sua Aprovação.

Diante disso, vão aí algumas dicas:

  • Pratique atividades físicas:

Faça exercícios físicos pelo menos três vezes por semana.

Você tem várias opções:

  • Faça academia (musculação, aulas de luta, dança, spinning, enfim, o que for do seu gosto).
  • Natação;
  • Corridas leves ou caminhadas;
  • Bicicleta.

O rol é quase infinito. Não importa qual atividade física você pretende praticar. O importante é se exercitar de alguma forma.

Os exercícios físicos ajudam muito no processo de memorização, vez que auxiliam no processo de oxigenação do cérebro.

Além disso, te ajudam a criar mais resistência física para conseguir estudar por longas horas.

Ajudam também no combate à depressão, tendo em vista a liberação de endorfina, neurotransmissor diretamente ligado à sensação de prazer. Entenda mais aqui.

Colaboram ainda com a sua saúde, melhorando a parte cardiorrespiratória e ajudando na manutenção do peso e estabilização da pressão arterial.

Sinceramente, eu poderia continuar falando dos benefícios dos exercícios físicos por centenas ou milhares de linhas, mas acho que você já entendeu o recado.

Apenas exercite-se!

  • Separe um tempo para o seu lazer:

Aqueles que fazem da sua vida uma rotina de estudos de forma exclusiva, sem dedicarem ao menos algumas horas de lazer por semana, tendem a não conseguirem alcançar o objetivo traçado.

Quando iniciamos nos estudos e começamos a ter a noção de “como estudar”, há uma tendência natural em se pensar que é possível dedicar única e exclusivamente para os estudos.

Contudo, esse método não é eficaz quando estamos falando de uma estratégia de médio ou longo prazo.

A capacidade cognitiva tende a reduzir quando não damos descanso para o nosso cérebro.

Diante disso, guarde algumas horas em algum dia da semana (especialmente do sábado à noite até o domingo) para se divertir.

Passe tempo com sua família, vá ao cinema, saia com os amigos, namore bastante.

Faça o que deseja, mas sem culpa. Tenha em mente que lazer e descanso são fundamentais e necessários para a sua Jornada da Aprovação.

E na segunda feira, volte com tudo e faça uma semana de estudos brilhante.

  • Tente dormir bem:

Se você quiser uma rotina ninja de estudos, durma bem. Não tente compensar a falta de tempo com o seu sono. Durma as horas necessárias para você acordar bem disposto no dia seguinte.

É durante o sono que as informações captadas durante o dia são processadas em nosso cérebro. E esse processamento de dados é importantíssimo para transferir essas informações da memória temporária para a memória permanente.

Assim, evitamos que o conhecimento se perca ao longo do tempo, pois a memória fica fortalecida.

Não há uma regra estática para isso, mas geralmente a necessidade de sono das pessoas varia entre 6 a 8 horas diárias.

Contudo, existem algumas táticas para reduzir o tempo de necessidade de sono e te ajudar a dormir melhor.

  1. Evite a utilização de computadores, celulares, televisões ou quaisquer aparelhos eletrônicos com tela, pelo menos meia hora antes de dormir. A iluminação desses aparelhos proporciona a ativação de frequências de ondas em nosso cérebro que são incompatíveis com o sono. Esses aparelhos nos deixam mais ligados, pois aceleram a frequência cerebral.
  2. Pratique atividades físicas, pois elas elevam o metabolismo do seu corpo e reduzem a necessidade de sono.
  3. Alimente-se bem, evite alimentos densos em gorduras e carboidratos refinados como açúcar e trigo, pois a digestão desses alimentos causam sonolência durante o dia e dificultam o sono no período noturno.

Ufa…

E aí? Agora você já sabe como estudar?

Coloque tudo isso em prática e dê o seu melhor…

Em outras oportunidades eu continuo a passar outras dicas matadoras, e não se esqueça que sempre estarei à sua disposição.

Então, não deixe de registrar o seu E-mail, e continue contando sempre comigo nesta Jornada da Aprovação. A caminhada é longa, mas os resultados são permanentes.

No link abaixo convido você à conhecer um dos grandes parceiros do Plano de Aprovação.

Para aprender como estudar, ser mais focado, produtivo, elaborar um cronograma de estudos e ser Aprovado no Concurso Público dos seus sonhos, recomento que você ASSISTA A ESTE VÍDEO CLICANDO AQUI.

Espero que tenha gostado…

Deixe seu comentário e suas perguntas ou dúvidas no formulário abaixo. Eu leio e respondo todos.

E se você conhece alguém que está estudando para Concurso Público, e pode se inspirar ou beneficiar com esse conteúdo, não deixe de compartilhar.

Qualquer dúvida, entre em contato no e-mail, thiago@planodeaprovacao.com.br

Um grande abraço e te vejo no time dos Aprovados.

Thiago Pacheco

Posts recentes

sobre-sem-tarja.jpg

THIAGO PACHECO

Professor, coach e fundador do Plano de Aprovação. Desde 2009 atua como delegado de polícia no Estado de Minas Gerais, mas coleciona diversas aprovações em muitos outros concursos. Quer aprender como? Clica no link abaixo.

Plano de Aprovação